sábado, 9 de março de 2013

BANDA DE MÚSICA MAESTRO ORLANDO LEITE


A Banda de Música Maestro Orlando Leite nasceu no dia 18 de agosto de 1984, tendo à frente o 2° Tenente da Polícia do Estado do Amazonas, Raimundo Alves Bezerra, que em meados de dezembro do ano de 1983 já tinha dado início aos primeiros testes de aptidão musical com jovens de 12 a 17 anos de idade, para o ingresso e formação da banda de música na cidade de Russas. Foram oito meses de aula teórica, somados a três meses de aula prática que prepararam a banda para a sua primeira apresentação perante o público do nosso município.


Anos depois, em junho de 1995 por questões particulares e de saúde o então maestro Tenente Bezerra deixa a regência da banda e o 3° Sargento BM Valdiberto da Silva Ferreira juntamente com o CB BM José Edilson Pinheiro, oriundos desta e atuais músicos da Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, assumem a banda, contando com o apoio direto da Prefeitura Municipal.



Em janeiro de 2005 a direção da banda fica a cargo de três novos regentes, todos ex-integrantes, o tubista João Célio Cordeiro de Sousa, como regente principal e os trombonistas Evaldo Lopes da Silva e Giulemberg Ferreira da Silva, como regentes auxiliares. Em junho de 2009, Giulemberg Ferreira da Silva passa a ser o regente titular, com o auxílio de Evaldo Lopes da Silva, os quais continuam até os dias atuais.

A Banda de Música Maestro Orlando Leite é um berço formador de músicos. Educando e promovendo a juventude russana com o seu trabalho, esta possibilita a todos que dela fazem parte uma rica experiência de vida, além de uma completa formação musical. Ela é conhecida afora não só por ter, mas por formar excelentes músicos, atualmente reconhecidos, os muito talentosos espalhados por diversas partes do nosso estado, país e até mesmo no exterior. 
 
Com 29 anos de existência e dois excelentes regentes no “carro-chefe”, temos um corpo bandístico que é atualmente composto por 64 músicos, na faixa etária de 10 a 22 anos, que ensaiam diariamente objetivando não só as apresentações locais e regionais, mas o desenvolvimento técnico-musical de todos.







Por, Baltazar Venâncio.

Ex-integrante da Banda de Música Maestro Orlando Leite e atual estudante de Música da Universidade Federal do Ceará.

0 comentários:

Postar um comentário