sexta-feira, 15 de março de 2013

RUÍDOS INDESEJAVEIS

Quando falamos de mixagem, lembramos logo de imediato dos famosos ruídos ou sons indesejáveis nos quais não tem proveito nenhum em uma captação. Para entender sobre esse “fenômeno” natural em nossa volta, é preciso entender como ele acontece, e como ele se infiltra em sua captação.  
Significado: No senso comum, a palavra ruído significa barulho, som ou poluição sonora não desejada. O ruído faz-se presente nos estudos de Acústica, Cibernética, Biologia, Eletrônica, Computação e Comunicação. Desta forma podemos ver os parâmetros mais complexos deste estudo. É claro que, não veremos todos os conceitos aprofundados sobre o assunto, pois isso levaria anos e asnos de estudo. Nesta postagem vamos compreender o básico, de como podemos conhecer mais a respeito dos ruídos, e caso você tenha um interesse maior em se aprofundar neste vasto tema, recomendo que você pesquise mais sobre o assunto, pois é possível encontrar na internet um vasto material do mesmo.
A ideia aqui é mostrar um exemplo de captação, que no caso fiz apenas assobiando. Neste exemplo, eu deixei a porta do meu Home Studio aberta, isso para que os níveis de ruídos fossem maiores do que o comum. Neste exemplo fiz a captação com meu AKG P220. 
 No processamento deste áudio, trabalhei com os seguintes plug-ins: Noise Gate, Normalizador de Áudio, Equalizador e Reverb.  A ideia principal é mostrar pra vocês o poder dos plug-ins, nos quais nos ajudam muito na melhora e qualidade do seu áudio.
É possível adquirir um som “perfeito”, mesmo sabendo que os ruídos fazem parte do processo de qual quer áudio, pois existem ruídos imperceptíveis aos nossos ouvidos. Recomendo que utilizem este exemplo que disponibilizei para estudarem, tentem deixá-lo o mais limpo possível, mais lembre-se também que não podemos usar muito do recurso do Noise Gate, pois o mesmo acaba cortando partes do seu Áudio.
Exercícios como este ajudam melhorar seu rendimento nos experimentos. Uma vez, perguntei a outro produtor musical, como ele conseguia produzir sons tão limpos e belos, e ele me disse o que todos os outros diriam; que toda evolução e perfeição do seu áudio depende da forma que você estuda e aplica, aí voltamos ao velho conceito de que, cada trabalho deve ser melhor do que o outro.
  
Por, Litinho Lee.

Exemplo:


Leia mais...

0 comentários:

Postar um comentário