sexta-feira, 15 de março de 2013

TEORIA MUSICAL

Olá galera do Vale Music, estou aqui para falar um pouco sobre teoria musical e contrabaixo, a convite da administração do grupo. Fui convidado a escrever inicialmente sobre contrabaixo, mas quando pensei na serie de exercícios que poderiam ser passados, me veio à cabeça como os mesmos seriam transcritos de modo que todos os interessados chegassem a entendê-los, e a resposta que achei foi a boa e velha linguagem do musico, A Partitura.

Já a algum tempo, venho fazendo esse resumo, digamos que é o meu jeito de ver e entender a partitura e a teoria musical, (não muito diferente do convencional), mas tentei passar todo o conteúdo que já estudei da maneira mais “prática” o possível, e isso poderá ser visto mas a frente em; escalas, modos gregos, intervalos e muito mais, repito que vou começar pela partitura, pois os exemplos que escrevi estão todos escritos assim.

A partitura, é uma linguagem universal (com termos originalmente em italiano), mas todos os instrumentos tem suas particularidades, um sinal ou outro a mais, ou o mesmo sinal em partituras de instrumentos diferentes pode significar coisas diferentes. Como um bom exemplo, podemos citar as partituras de bateria, mas ai eu deixo para o nosso amigo Glêberton Freire Medeiros.

Essa é a primeira postagem de Teoria musical, espero não demorar a postar a segunda, pois será a continuidade do assunto, e quanto ao contrabaixo visaremos os estudos na sequência das postagens.



Teoria Musical


Musica é a arte dos sons e ausências de sons.

Propriedades do Som

Altura – é a propriedade do som que o define em grave ou agudo. É representado pela altura da nota no pentagrama e pela clave.
Duração – é tempo de propagação do som. Representado pelas figuras musicais.
Intensidade – é a força utilizada para a produção do som. Representado pelos sinais de dinâmica.
Timbre – é a cor do som, uma característica própria da voz ou instrumento.

O Pentagrama

O pentagrama é o conjunto de cinco linhas e quatro espaços onde se colocam as notas musicais. Conta-se as linhas de baixo para cima.




Os espaços são contados assim como as linhas.
As notas musicais podem ser escritas nas linhas e nos espaços, os quais se contam de baixo para cima.
A posição no pentagrama indica a altura da nota, quando mais alta ela estiver escrita mais aguda ela será, e mais baixa, mais grave.


Também podemos escrever notas mais agudas e mais graves do que as que ficam no pentagrama, com a ajuda das linhas suplementares.
As que ficam acima da pauta, são chamadas linhas suplementares superiores e se contam de baixo para cima. Primeira linha suplementar superior, segunda linha suplementar...
As que ficam abaixo da pauta, são chamadas linhas suplementares inferiores e se contam de cima para baixo. Primeira linha suplementar inferior...

A contagem dos espaços é igual a das linhas.


Figuras musicais e pausas

As figuras são usadas para definir a duração das notas no pentagrama.
As pausas são a ausência de som. O silencio deverá durar o valor da figura da pausa.
As figuras usadas atualmente são:

 
* O numero representativo é o numero das figuras em relação à semibreve. (Muito importante no estudo de compasso).

A posição da haste da nota ao chegar na 3ª linha se escreve para cima ou para baixo, tendo como base à nota anterior.
Do segundo espaço para baixo, a haste se escreve para cima, e do terceiro espaço para cima coloca-se a haste para baixo.

Claves

 Clave é o sinal usado para dar nome às notas no pentagrama.

Existem três claves: Sol, Fá e Dó.

* Clave de Sol pode ser utilizada na primeira linha ou na segunda (mais usada).

A clave de sol é utilizada para instrumentos de som médio-agudo, como violão, flautas, violinos, saxofone, trompete... Vozes humanas; soprano e contralto.

* Clave de pode ser utilizada na terceira, quarta (mais usada) e quinta linha.
A clave de fá utilizada para instrumentos de som grave, como fagote, flauta baixo, trombone, contrabaixo... Vozes humanas; Baixo.

* Clave de pode ser utilizada na primeira, segunda, terceira (mais usada) e quarta linha.
A clave de Dó é mais utilizada para a viola e voz humana; meio-soprano.
Seu uso não é igual as demais claves, pois seu som não se define em grave ou agudo, mas sim médio.


A Colcheia:
Notas com colchete costuma ser ligadas da seguinte forma:

Outro exemplo:
As figuras foram unidas formando um tempo cada combinação;

- Sinais de aumento e diminuição de tempo


Existem quatro maneiras de aumentar o valor da nota (ligadura, ponto de aumento, duplo ponto de aumento e fermata) e uma de diminuir (ponto de diminuição ou staccato).

- Ligadura é uma linha curva, que liga duas notas (na mesma altura) somando os seus valores. Obs.: Pausas não se ligam.
- Ponto de aumento, é um ponto colocado na frente da nota fazendo com que seu valor aumente a metade. Pode ser utilizado também em pausas.
- Duplo ponto de aumento são dois pontos colocados a frente da nota, aumentando assim ¾ de seu valor total. O primeiro ponto aumenta metade na primeira nota, o segundo aumenta metade do primeiro ponto.
- Fermata é um sinal utilizado em cima da nota ou pausa para dar uma pequena “parada” na musica (sustenta a nota ou pausa aproximadamente o dobro de seu valor ou até que o regente ordene). Pode também ser colocada em cima do compasso, a musica tem uma interrupção entre os dois, e volta no compasso seguinte.
- Ponto de diminuição, ou Staccato, é um ponto colocado em cima ou embaixo da nota, e diminui metade de seu valor. Não é usado em pausas.


Valor Simples: Nota sem ponto de aumento.
Valor Composto: Nota com ponto de aumento.


E ate aqui vimos:

·       Propriedades do som
·       O Pentagrama
·       Figuras musicais e pausas
·       A Clave
·       A Colcheia
·       Sinais de aumento e diminuição de tempo

Ainda veremos:

- Compassos
- Formula de compassos
- Dicas de grafia e muito mais.    

Espero que tenham gostado dessa primeira parte galera, novas coisas interessantes estão por vim!


Por, Nidson Rameri G. Nogueira.

1 comentários:

  1. Faço faculdade de música e não existe essa de clave de sol ma primeira linha nem clave de fá na quinta linha.

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