1 – posicione o bumbo e o banco em
cima de um tapete para delimitar o espaço para a montagem do seu kit, isso
também faz com que as peças não se afastem uma das outras quando estiver
tocando. Em seguida coloque o pedal prendendo-o no aro do bumbo e teste para
ver se esta firme, depois coloque as peças que seguram os tons que
chamamos de ‘’TON HOLDER’’ em cima do bumbo.
2 – os tons devem ser colocados do
menor para o maior respectivamente da esquerda pra direita, caso você seja
canhoto inverta as posições, posicione o surdo que pode ser suspenso ou com
pés, agora é só regular a altura e inclinação de cada um.
3 – o próximo passo será montar o
restante das ferragens como estantes de pratos, caixa e máquina de chimbal,
coloque a caixa e os pratos por último. O prato de condução (maior) é colocado
do lado direito e o de ataque do lado esquerdo, o chimbal é conhecido como
hi-hat é composto por dois pratos, um dos pratos é ligeiramente mais grosso
chamado BOTTON, ficara por baixo e o mais fino TOP será fixado pela presilha de
chimbal.
OBS: é muito importante que o
posicionamento da bateria esteja de acordo com o seu tamanho assim como as
distâncias e altura das peças estejam reguladas para você facilitando a sua
forma de tocar. Deve-se montar a bateria de várias formas até encontrar a que
seja melhor para o baterista.
4 – a primeira regra básica para
afinação de tambores é esticar a pele de forma uniforme, ou seja, todos os
parafusos devem estar com a mesma pressão, a idéia de que afinar o tambor com
meia volta de cada vez é exatamente para termos certeza de que a pele esta
sendo esticada por igual, as peles resposta podem seguir a mesma afinação que a
de ataque. A pele de ataque serve para controlar a altura em que o tambor vai
soar, e a pele de resposta serve para controlar vibrações que aparecem no
momento da batida junto com os harmônicos.
5 – solte todos os parafusos ao
máximo, mais sem tirá-los do tambor e aperte-os com a própria mão até onde
conseguir, tente aplicar a mesma força em todos mais sem se machucar. Em
seguida pegue a chave de afinação, escolha um parafuso e de meia-volta no
sentido horário, depois de a mesma meia-volta no parafuso do outro lado do
tambor e de a mesma meia-volta em todos os parafusos, (sempre apertar o
parafuso oposto ao último que foi apertado). É importante dar apenas meia-volta
em cada pois se apertarmos de mais um determinado parafuso em relação aos
outros, estaremos fugindo da regra e correndo o risco de empenar o aro. Então
volte ao parafuso inicial e repita o processo. Aperte o centro da pele com o
dedo e se um lado apresentar rugas aperte o parafuso referente ao mesmo.
Procure não esticar de mais as peles pois isso pode fazer elas se romperem com maior facilidade. É
natural as peles cederem ao final de tudo isso, pois ela esta se acomodando ao
tambor, volte e faça o mesmo processo, alguns dias depois ou sempre que
perceberem que há algo de errado com a afinação. A esteira
é algo bastante interessante pois faz uma enorme diferença quando é mais/menos
esticada, o número de “fios’’ da esteira também faz diferença. Porem tudo isso
é de acordo com o baterista procure o melhor som, pele, baqueta e maneira de
montar sua bateria, o fato de você estar tocando totalmente a vontade, já lhe
traz maior facilidade de executar as músicas e exercícios.
6 – podemos fazer ainda uma microafinação, com o dedo aperte o centro da pele e com a chave de afinação ou baqueta toque no canto da pele próximo a um parafuso e confira se todos estão com o mesmo som, se estiver o seu tambor estará afinado. Não podemos deixar de falar que isso é uma coisa de gosto, ou seja vai de acordo com cada músico e até mesmo estilo de música, por isso procure a afinação que melhor te agrada.
OBS: Cada tambor tem seu próprio campo
sonoro e por isso não podemos, por exemplo, ter um ton de 12’’ com a mesma
afinação de um ton de 8’’.
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